Capítulo 2


O segundo capítulo, Como as Crianças Aprendem no Contexto das TDIC, apresenta a existência de uma “brecha” (BUCKINGHAN, 2012b) nas formas/experiências de uso das TDIC na escola e fora da escola. A partir dos fundamentos de como ocorre a aprendizagem e assumindo a Teoria Sócio-Cultural de Vygotsky como base deste estudo, expomos o conceito das estratégias de aprendizagem, enquanto respostas criadas para lidar com as diferentes situações cognitivas, especificamente as estratégias cognitivas e as estratégias metacognitivas. Discutimos o uso das TDIC nos processos de aprendizagem e os pressupostos do Conectivismo, como alternativa para compreender a aprendizagem no mundo em rede.


2 comentários:

  1. Muitíssimo obrigado professor pelo seu empenho nos estudos, na pesquisa, na produção e no ensino, nos presenteando e nos fazendo crescer e evoluir. O seu resumo e o mapa conceitual do segundo capítulo de seu livro elucidam e ajudam muito. Parabéns e obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir